sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Resposta aos Quesitos


Olá pessoal, hoje vou falar sobre Quesitos em um processo. Muitas vezes ao analisar os autos de uma ação, nos encontramos, digamos em um canto da parede, não encontramos os quesitos que objetiva a perícia, e por essa razão, a análise e entrega do laudo pericial fica atrasada.
Outro fato é que também, muitas vezes o Juízo não determina a parte processante para apresentar os quesitos, porque entendeu que na inicial já está claro o que se pretende.

Os advogados fazem isso, por algumas razoes, uma delas é evitar que seu cliente seja honorado por mais uma parte, o assistente técnico para elaboração dos quesitos, e prefere não propor nada a fim de evitar uma resposta indesejada do perito.

Há ainda casos em que o advogado determina quais serão os quesitos, iremos falar disso depois.

Para o perito, é importante e necessário possuir um feeling aguçado para entender o que se pede na inicial, ser ágil, sem causar morosidade ao processo, se necessário, peticionar nos autos que seja apresentado os quesitos, tendo em vista a dúbia interpretação que se apresenta na inicial, assim, a parte requerente irá se posicionar e apresentar um caminho para o qual o perito dirigirá sua pesquisa. Se de todos os modos, essa petição for indeferida, o perito segue seu trabalho normalmente, de acordo com o que entendeu na inicial. Em casos semelhantes, eu já proporia minha linha de pesquisa na minha manifestação, para evitar morosidade, em uma única petição, informa que precisa dos quesitos, alegando dúbia interpretação e já informando, caso seja indeferida, que pretende trabalhar em tal linha de pesquisa para responder o que se pede nos autos. Dessa forma, as partes ficam cientes, e evita um problema gravíssimo, que nos abate e entristece muito, a impugnação do laudo.

Deuzenildo Ferreira
Perito judicial no TJSP
Assistente Técnico.
Apoio a vítimas de crimes cibernéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário